Soc as a Service
20/07/2021

Com a atual evolução digital, o número de ataques e ameaças às organizações aumentaram de uma forma exponencial. Como forma de resposta, estas decidiram tomar medidas adequadas por forma a protegerem os seus dados e os seus sistemas de segurança, evitando assim perdas e prejuízos.

Assim surge o SOC as a Service, no qual consiste num serviço contínuo de monitorização, deteção, análise e relatórios, dando resposta a incidentes e procedendo à gestão de vulnerabilidades, permitindo assim um comportamento inovador e trazendo diversas vantagens para a área de Segurança de Informação.

Como funciona o SOC as a Service?
O SOC as a Service é um serviço fundamentado em monitorização, executado de forma remota nas redes, aplicado a todos os equipamentos e outros ativos ligados à organização monitorizada (âmbito dentro de um scope pré-estabelecido). Ou seja, o SOC recolhe eventos de diferentes fontes, analisa, identifica as anomalias e filtra este processo por forma a gerar alertas.
Sempre que os equipamentos produzem logs e eventos, estes são recolhidos e correlacionados através de regras de segurança permitindo uma avaliação rápida de milhões de eventos, com o objetivo de identificar irregularidades e posteriormente serem analisadas pelos operadores de SOC.
A mais-valia do SOC as a Service deve-se à constante monitorização dos eventos juntamente com os recursos de segurança usados nas organizações, recursos estes que podem ser diversos, entre eles Firewalls, Antivirus, ativos de rede, servidores, aplicações, entre outros. Através dos mecanismos de correlação, este analisa os dados sobre os eventos, enviando estes resultados para uma plataforma chamada Security Information and Event Management (SIEM), com o objetivo de transmitir todos os ataques a um sistema ou rede.

Vantagens do SOC as a Service
Nos dias de hoje, onde cada vez mais se verificam ataques a infraestruturas ou mesmo roubo de informação, torna-se necessário a constante visibilidade do ambiente de forma a proteger e reduzir a exposição das informações e mitigar os riscos.
Assim, através do serviço SOC as a service, todas estas componentes são abrangidas, pois o SOC proporciona uma visão generalizada de todo o ambiente de forma segura e robusta, através de uma operação 24x7, protegendo assim contra os criminosos que podem permanecer escondidos dentro do nosso ambiente corporativo.

Portanto, podemos determinar diversos benefícios com a aquisição do SOC as a Service, tais como:

  • Vigilância Constante – monitorização dos sistemas 24x7;
  • Segurança – análise e identificação de ofensas originadas por terceiros;
  • Garantia de Integridade, Disponibilidade e Confidencialidade;
  • Flexibilidade no modelo de gestão do serviço – 100% outsourced, híbrido ou equipa em casa;
  • Avaliação e melhoria continua como componente preventiva;
  • Acesso a profissionais de Cibersegurança altamente qualificados;
  • Acesso a tecnologias de monitorização e inteligência;
  • Relatórios estratégicos para partilha com C-levels;
  • Mais informação qualificada para o suporte na tomada de decisão.

O SOC as a Service parte do princípio da continua deteção, contenção, visibilidade, correção e agregação de inteligência. Assim, pode-se concluir que as organizações com este serviço, são muito mais eficientes no que diz respeito a identificar ataques e responder aos incidentes, possuindo uma capacidade preventiva face a novos vetores de ataque.


Por: Renato Rodrigues, Incident Analyst na Hardsecure

Default
Default
How can we help?
Contact Us